segunda-feira, 28 de junho de 2010

Futebol, finalmente!

Por Edu Ribeiro

Até o último fim de semana, a Copa do mundo ainda não empolgava muita gente. Jogos monótonos, poucos gols predominavam nos certames. Fora algumas partidas esporádicas, como Alemanha e Austrália, Portugal e Coréia, Itália e Eslováquia, a maioria dos jogos seguia com o mesmo padrão, 2 a 1, 1 a 0, por aí. Mas chegaram as oitavas e a coisa parece ter mudado. Emoção, gols, erros de arbitragem, neste fim de semana finalmente tivemos futebol. Deixaremos Uruguai e Coréia do Sul de lado, este já foi detalhado pelo amigo Lucas Bueno. O destaque de sábado foi mesmo Gana x EUA. Os ganeses, últimos africanos na disputa pelo titulo, defendiam a honra do continente, enquanto os norte-americanos ganharam destaque devido a sua força de recuperação durante a primeira fase. O jogo não primou pela técnica, mas teve emoção de sobra. Gol de Gana logo no ínício, reação dos EUA, prorrogação, mais um gol dos africanos, o goleiro Howard na área adversária para tentar o gol de empate, ou seja, um jogo digno de Copa do Mundo.

Os dois times faziam um bom Mundial, mas um tinha que cair. Os estadunidenses voltam para casa, mas voltam com orgulho de terem apresentado um time raçudo, que lutou até onde suas forças permitiram. Já Gana ganha o apoio de todo o continente para realizar o sonho de ser a primeira seleção africana campeã mundial.

Festa ganesa! O time é a última esperança da África.

Já no domingo...
Inglaterra e Alemanha protagonizaram a melhor partida da Copa até agora. Os ingleses, mesmo não apresentando um bom futebol durante o campeonato, tinham em suas estrelas, Rooney, Gerrad e Lampard, a esperança da reação. A Alemanha, que encantou com seu time jovem na primeira fase, carregava a dúvida se Oezil, Muller e cia conseguiriam mostrar o bom futebol em um jogo de peso. Dúvida respondida, show dos “meninos da Viller”. Até Klose, que não prima pela técnica, deu grandes passes nos gols da alemanha, e claro, marcou o seu. Tabelas rápidas, dribles, contra-ataques fulminantes, os germânicos fizeram um jogo digno de Santos.

Com contra-ataques rápidos, Alemanha arrasa Inglaterra.

A Alemanha jogou o melhor futebol do torneio até agora, tem o time mais bem montado, além de bons valores individuais, como Podolsky, Muller, e Oezil, o ganso alemão. Já a Inglaterra volta para casa carregando o fracasso de uma geração. Terry, Lampard, Gerrard, Ashley Cole, nenhum deles conseguiu mostrar em copas o futebol que jogam na Premiere League. Rooney, devido à sua contusão, veio à Copa apenas a passeio, não jogou metade do que sabe, mas tem mais Copas do Mundo pela frente.

O domingo acabou com o bom jogo entre Argentina e México. Os mexicanos não se intimidaram com a camisa hermana e partiram para cima. Jogavam melhor até o banderinha cometer a hereseia de dar o gol de Tevez, em um impedimento que até Ray Charles perceberia. Depois, ficou fácil para Argentina, a defesa mexicana não resistiu ao excepcional ataque composto por Tevez, Messi e Higuain. Carlitos fez um golaço e o México ainda diminuiu com um belo gol do jovem e bom Hernández.

Time unido em torno de Maradona.

Os hermanos, porém, aprensentaram problemas na defesa, zagueiros lentos e um meio de campo pouco marcador, fatores que os mexicanos não souberam aproveitar. Argentina vem forte para as quartas-de-finais, Maradona, o grande personagem do time, não é apenas técnico, é idolo e amigo dos jogadores. Comprometimento bem diferente do que ocorre no Brasil. Imagina se o Luis Fabiano abraçaria o Dunga do jeito que o Tevez abraçou “Dieguito”?

Embalos de sábado de manhã...
Sabadão promete, não marque compromissos para às 11 horas da manhã, pois Argentina e Alemanha vão se enfrentar. Os germânicos tem o melhor time, a Argentina os melhores jogadores no ataque. Resta saber se a união e a força ofensiva dos hermanos serão suficientes para compensar os problemas de sua defesa, que irá sofrer com a velocidade da garotada alemã.

Obs: O leitor deve achar estranho não haver nenhum comentário sobre o gol de Lampard que o juíz não deu. Pois bem, jornalismo imparcial é balela, estou muito simpático ao futebol da Alemanha e se, dois chapéus anulam dois gols, 4 a 1 com show anula um gol legal não validado. Imagina a Inglaterra com este futebol feio avançando para as quartas, era capaz até de ser campeã, logo, o juíz não fez nada mais que justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário