Por Lucas Bueno
O técnico da seleção holandesa, Bert van Marwijk, divulgou em definitivo os 23 jogadores que defenderão o país na Copa do Mundo de 2010.
A África do Sul, realmente, está logo ali. As discussões sobre o Mundial estão pautando, com mais frequência, as discussões dos aficcionados por futebol. Além do patriotismo vigente, Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha são apontadas como possíveis destaques na Copa. Mas uma seleção que vem despertando uma atenção maior é a Holanda.
A Laranja Mecânica não faz uma boa campanha no maior torneio do mundo desde 1998, onde foi eliminada pelo Brasil nos pênaltis. Em 2002 não participou da Copa e em 2006, na Alemanha, foi eliminada nas oitavas-de-final para Portugal.
Na África, os holandeses têm grandes chances de surpreenderem. Van Persie, Kuyt, Van der Vaart, Robben e Sneijder são diferenciais que poucas seleções possuem. Esses dois últimos foram a esperança de Bayern de Munique e Inter de Milão, respectivamente, para a conquista do título europeu de clubes. Além da equipe alemão ter como capitão o também holandês van Bommel.
A Holanda foi a primeira seleção europeu a classificar-se para a Copa. Venceu todos os seus confrontos das eliminatórias e está a 17 jogos invicta. A última vítima foram os mexicanos, ontem, em um amistoso, 2 a 1, com os tentos marcados por Van Persie, destaque do time inglês do Arsenal.
A maior preocupação dessa seleção é o setor defensivo. Van der Saar, o eficiente goleiro do Manchester United não joga mais pela seleção. Seu substituto é Stekelenburg, do Ajax. Na lateral-direita, Boulahrouz, aquele mesmo que deu ma entrada criminosa em Cristiano Ronaldo na Alemanha-06, ou Van der Wiel. Na zaga, Heitinga e Mathijsen não dão confiança aos holandeses. Já na ala esquerda, o experiente van Bronckhorst pode ser uma opção.
O treinador van Marwijk, pode armar sua seleção no 4-3-3 ou 4-5-1, como quiserem, muito ofensivo, com apenas um volante no meio, de Jong ou Van Bommel e dois meias de ligação, Sneijder e van der Vaart. Os três da frente são Kuyt, Robben e van Persie. Esse esquema dará certo se os meias ajudarem na marcação e pelo menos um atacante voltar para recompor a defesa, no caso Kuyt, que desempenha essa função com eficiência.
Ou poderá atuar em um 4-2-3-1, mais protegido no meio de campo, porém não deixando de ser ofensivo. Aí de Jong e van Bommel jogariam juntos, tendo que sair Sneijder ou Van der Vaart da equipe. Além de possuirem alternativas no banco de suplentes, dentre eles: Babel, Huntelaar e Afellay.
Prefiro o primeiro esquema, mais ofensivo. A Copa do Mundo é para mostrar o melhor futebol, a arte, os dribles. Isso Dunga ainda não aprendeu ou fingiu que não ouviu. Contentaremo-nos com os espanhóis, argentinos e holandeses para proporcionarem um bom futebol.
Mais um título a Holanda já garantiu, o de torcedoras mais bonitas das Copas! Epa meu amor...
A lista definitiva dos 23 jogadores holandeses que vão à África do Sul.
Goleiros: Sander Boschker (Twente/HOL), Maarten Stekelenburg (Ajax/HOL) e Michel Vorm (Utrecht/HOL)
Defensores: Khalid Boulahrouz (Stuttgart/ALE), Edson Braafheid (Celtic/ESC), John Heitinga (Everton/ING), Joris Mathijsen (Hamburg/ALE), Andre Ooijer (PSV Eindhoven/HOL), Giovanni van Bronckhorst (Feyenoord/HOL) e Gregory van der Wiel (Ajax/HOL)
Meias: Ibrahim Afellay (PSV Eindhoven/HOL), Nigel de Jong (Manchester City/ING), Demy de Zeeuw (Ajax/HOL), Stijn Schaars (AZ Alkmaar/HOL), Wesley Sneijder (Inter de Milão/ITA), Mark van Bommel (Bayern de Munique/ALE) e Rafael van der Vaart (Real Madrid/ESP);
Atacantes: Ryan Babel (Liverpool/ING), Eljero Elia (Hamburg/ALE), Klaas Jan Huntelaar (Milan/ITA), Dirk Kuyt (Liverpool/ING), Arjen Robben (Bayern de Munique/ALE) e Robin van Persie (Arsenal/ING).
Nenhum comentário:
Postar um comentário